O que é banho em joias?
É chamado de banho de joias todo processo em que se reveste uma joia com algum metal derretido — como o ouro, a prata e o ródio, por exemplo —, tornando-a delicada, sofisticada e, é claro, valiosa.
A quantidade de milésimos do metal é o que determina a qualidade da peça, em termos de durabilidade e aspecto, quanto mais milésimos utilizados no banho, melhor será o resultado da peça. O objetivo desse procedimento, também chamado de galvanoplastia, é melhorar as características da joia, garantindo maior durabilidade e proteção contra corrosão e oxidação, tal como aprimorar seu brilho e espessura.
Cada tipo de banho possui suas vantagens. Além da distinção de aspecto (coloração e brilho), existem diferentes níveis de qualidade entre os tipos de banho.
Confira algumas das características que os distingue:
O ouro é um dos metais mais estimados no mercado, tanto por apresentar um brilho inigualável quanto para oferecer maior resistência à corrosão. Sua coloração possui variações; além do ouro amarelo do qual estamos acostumados, existem o ouro branco, vermelho e rosa.
O banho de prata, assim como o ouro, é bastante usado por ser dúctil e facilmente moldável. Apesar de ser considerado uma alternativa inferior ao banho de Ouro na questão de valiosidade, a prata é um metal de qualidades notáveis, tais como o brilho deslumbrante e o aspecto sofisticado, por exemplo. O banho de prata oferece um baixo custo e geralmente é aplicado um revestimento de verniz após o banho, prevenindo corrosões.
O ródio também é um metal muito popular no mercado, e seu banho, além de oferecer um acabamento perfeito, resiste duradouramente a manchas, esfoliações e corrosões. O ródio proporciona nobreza e elegância devido à sua coloração de aspecto sofisticado, além de preservar seu brilho e aparência por um longo tempo.
Há dois tipos de coloração disponíveis no banho de ródio: o ródio branco e o ródio negro. O ródio branco confere uma tonalidade cinza à peça, parecido com o banho de prata, exceto que possui mais nobreza e resistência à corrosão. O ródio negro, por outro lado, oferece um aspecto grafite, uma pigmentação mais escura.
Cuidados com as peças
Embora as joias banhadas sejam muito resistentes, não significa que os clientes devam deixar de cuidar das suas peças. Conforme o uso, as joias sofrem oxidação e perdem algumas propriedades atribuídas pelo banho, escurecendo a peça. Para garantir a durabilidade das peças, é recomendado que não sejam expostas a produtos químicos e cosméticos, por exemplo.
O zelo com as peças se aplica a todos os tipos de banho. O banho de joias é um processo muito eficiente e benéfico, mas o cuidado com as peças não deve ser dispensado, uma vez que confere durabilidade aos acessórios por muito mais tempo.